segunda-feira, 7 de março de 2011

MACARRONADA DE ATUM

A origem do macarrão não está esclarecida ainda. Há registros de tipos de massas, que poderiam ter originado o macarrão, na história de várias civilizações antigas, como dos assírios e babilônicos.

Na versão mais comum, o macarrão teria sido trazido da China ao Ocidente por Marco Polo, no século XIII. Entretanto, em 1279, 16 anos antes do retorno de Marco Polo, foi registrada uma cesta de massas no inventário de um soldado genovês. A palavra macaronis, utilizada no inventário, seria derivada do verbo maccari, de um antigo dialeto da Sicília, que significa achatar.

Apesar da origem desconhecida do macarrão, é a partir do século XIII que o macarrão foi difundido pela Europa. Os italianos foram seus maiores difusores e consumidores, tanto que inventaram mais de 500 variedades. No entanto, o ancestral do espaguete foi um produto trazido pelos árabes para a Europa, também no século XIII. Eram tubos ocos compridos, de massa leve, que secavam enrolados em fios de palhas.

No século XVIII o espaguete ou spaguetti já era tão popular que os aristocratas ingleses eram capazes de viajar até Nápoles só para comer a massa, servida em barracas no meio da rua.

A palavra spaguetti significa barbante, e chegou ao Brasil, junto com outros tipos de massas, trazidos pelas primeiras famílias de imigrantes italianos.

A arte da massa é uma história de amor cotidiano. De tradição e costumes. Foram criados diferentes tipos e formatos de massas (muitas inusitadas), que exprimem toda essa paixão dos italianos pela "pasta". A arte da massa reflete a imaginação de cada região ou até de uma pequena aldeia na querida e "Velha Bota". Muitos especialistas no assunto afirmam que existem, no mínimo, 500 variedades entre tipos e formatos.

Nessa receita usei o tradicional spaguetti com um molho de atum.
Ingredientes
1 pacote de spaguetti
1 lata de tomate pelado
1 lata de atum
temperos a gosto
queijo ralado

Molho: Em uma panela com azeite, dourei o alho e cebola, acrescentei os tomates pelados inteiros, um a um fui retirando e amassando com o garfo e vontando para a panela, acrescentei açulcar pra tirar a acidez e umas folhinhas de mangericão e deixei em fogo brando.

Quando o macarrão ficou pronto, desliguei o fogo do molho e acrescentei uma lata de atum.

Agora é só servir, e finalizar com queijo ralado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário